(11)4249-1373 (11) 93418-1314

Quais as drogas que mais viciam e quais os tratamento disponíveis

19/09/2022

Quais as drogas que mais viciam e quais os tratamento disponíveis

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre quais as drogas que mais viciam e quais os tratamentos disponíveis.

É bem perceptível que o uso abusivo das drogas e do álcool tem crescido ao longo dos anos em todas as camadas da sociedade, atingindo todas as faixas etárias, e entre os seus usuários, os jovens têm sido os que mais fazem uso indiscriminado dessas drogas, tornando-se muito cedo, dependentes químicos.

O que motiva o uso das drogas e do álcool pelas pessoas?

São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a se envolver com as drogas e o álcool, chegando a abusar de seu uso.

Os conflitos, desemprego, abusos e abandono estão entre essas causas, mas o que mais tem chamado atenção dos psicólogos, é que principalmente entre os jovens, o que mais motiva é sua crise existencial.

Além disso, podemos destacar como relevante, as condições que os tornam vulneráveis como questões sociais as quais não sabem como lidar ou mesmo uma situação econômica instável, em meio a uma fragilidade mental que é concernente à sua faixa etária.

Quais as drogas que mais viciam?

Juntando todas essas questões, que podem ocorrer em qualquer momento da vida de uma pessoa, acabam por se tornar alvos fáceis para as drogas que mais viciam, e que podem causar, inclusive, overdose.

Cigarros/Nicotina - A nicotina, que faz parte do que compõe o cigarro, causa prejuízos que podem se tornar irreparáveis ao organismo, sendo uma das drogas que mais matam no mundo.

Álcool - A presença do álcool no organismo de uma pessoa pode ser a causa de danos e até morte na vida dela mesma e de outros, sendo uma das principais causas de agressividade social e acidentes de trânsito no mundo.

Heroína - Seu consumo traz prejuízos significativos ao cérebro, alterando o equilíbrio do Sistema Nervoso Central (SNC) muito rapidamente, sendo a causa de desordem psíquica e emocional dos usuários, comprometendo a vida pessoal, social, profissional e acadêmica dos mesmos.

Afinal sua ação é a causa da morte de neurônios que colocam a vida do dependente e da sociedade em risco.

Cocaína - Os usuários desta droga nem sempre sabem o que de fato estão usando, pois sendo uma droga nada barata, muitas vezes tem substâncias desconhecidas a eles misturadas, já sendo encontrado inclusive, vidro em forma moída e até indícios de líquidos encontrados em baterias,

Crack - Talvez considerada a maior de todas as drogas viciantes no mundo devido a seu poder de destruição rápido. É um feito dos resíduos da cocaína e por isso mesmo, mais barato, o que o torna mais acessível à população vulnerável economicamente.

Como seu efeito passa muito rápido, o consumo é cada vez maior, causando insônia, falta de apetite, paranóias, desestruturando o usuário psíquica e emocionalmente, deixando-os mais suscetíveis a doenças, devido à baixa imunidade que causa.

Como e onde encontrar tratamento?

Abaixo falaremos das principais formas de tratamento para a dependência química,

Internação - Existem casos que podem ser tratados com o dependente no ambulatório, indo às consultas com os profissionais de saúde indicados, mas existem aqueles que para conseguirem um tratamento mais adequado, precisam ser internados, por falta de evolução.

Essa internação pode acontecer de forma voluntária, quando o paciente aceita ser parte de todo o processo de forma voluntária, ou involuntária, seguindo a legislação vigente,Lei 13.840, de abril de 2019,  que permite que a família ou o Estado, optem pela internação, mesmo sem a autorização do paciente.

Esses tratamentos, ambulatoriais ou por meio de internação, podem ser feitos em hospitais da rede pública, consultórios psiquiátricos da rede pública e privada e clínicas de recuperação para dependentes químicos.

Medicamentos - com tratamento ambulatorial ou por meio da internação, algumas substâncias podem ser usadas para ajudar na desintoxicação do paciente e no controle da ansiedade que é gerada pelo uso abusivo das drogas.

Junto a esses medicamentos, a equipe médica seguirá com um cronograma que envolve atividades que melhor se adequa ao paciente, com o objetivo de mudar o comportamento psicológico e físico que cooperarão com a recuperação do paciente, entre eles a psicoterapia.

Terapia Cognitivo Comportamental - Em alguns casos, de acordo com a necessidade do paciente, entre as atividades terapêuticas, é oferecido a Terapia Cognitivo Comportamental, que ajuda a impactar a saúde emocional do paciente, melhorando seu autoconhecimento, ajudando-o a superar a motivação para a qual houve a busca pelas drogas.

Essas são as drogas que mais viciam, entre outras e seus principais tratamentos.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.