(11)4249-1373 (11) 93418-1314

Exame de urina detecta drogas?

20/09/2022

Exame de urina detecta drogas?

Neste artigo vamos conversar sobre uma dúvida muito comum: o exame de urina detecta drogas?

O uso de drogas tem crescido muito e continua oferecendo riscos à saúde e à vida de forma imediata ou muito próximo a isso.

E não é somente quem faz o consumo que corre riscos, mas também aqueles com quem essas pessoas têm contato, seja de forma direta ou indireta, pois as drogas é um problema que afeta a sociedade de forma direta.

Desta forma, sendo uma solução para detectar drogas no organismo, os testes toxicológicos chegam como tal, sendo fácil, prático e rápido.

Exame de urina normal detecta drogas?

O exame de urina pode detectar drogas, mas esse não é o único exame para esse fim, porém o exame de urina é bem comum e sua margem de acerto é bem alta, mas limitada em escala de tempo.

As drogas mais comuns detectadas na urina são:

  • Maconha
  • Cocaína
  • Anfetamina
  • Metanfetamina
  • Benzodiazepina
  • Ecstasy
  • Morfina
  • Metadona
  • Propoxifeno
  • Fenciclidina
  • Barbitúrico
  • Antidepressivo Tricíclico

Normalmente as drogas são metabolizadas no fígado e eliminadas, depois, pela urina, e por causa disso, este é o meio mais fácil de detectar droga, quando feito uma análise na coleta de urina de uma pessoa.

A coleta é simples e rápida e a análise é feita por meio da frequência e intensidade de uso de substâncias que são tóxicas ao nosso organismo.

Sendo possível detectar a droga na urina por meio de um equipamento eficaz, não importando se o consumo foi feito há 7 dias ou 1 hora.

É um método seguro e sem possibilidade de se alterar o resultado do exame.

Qual o procedimento para detectar drogas no exame de urina?

Este é um procedimento simples, como falamos anteriormente, onde 02 coletas de urinas são feitas e levadas para laboratório de análise, as quais vamos chamar de amostra A e amostra B.

Enquanto se faz o processo de análise da amostra A, congela-se a amostra B, para que se a amostra A positivar para drogas, seja possível fazer a contraprova para confirmação ou não.

O resultado é obtido da amostra A calculando o pH da urina, que é separada em porções menores e enviadas para análise por triagem.

Os mais diversos procedimentos são efetuados para detectar as drogas nas amostragens separadas, sendo esses procedimentos necessários pela inviabilidade de conseguir todos os resultados em uma única análise.

Sendo assim feita a retirada das substâncias que são necessárias para os testes, estas serão avaliadas, por meio do exame de urina detecta drogas.

As variadas formas de se detectar drogas no organismo

Os exames toxicológicos podem ser realizados de formas variadas, tanto por meio da urina quanto por meio do sangue ou queratina e neste último caso, basta ter uma amostra das unhas, pêlos do corpo ou cabelos.

Claro que cada análise é utilizada em uma fase diferente, para que seja possível a detecção das drogas no organismo de um indivíduo, a depender do tempo de consumo feito antes da coleta do material a ser analisado.

Por exemplo, na urina pode-se detectar o consumo de substâncias tóxicas nos últimos 07 dias anteriores à coleta, drogas essas que após ter sua diluição no fígado, é expelida pela urina normalmente, tornando-se possível uma análise da amostragem coletada.

Já na amostra de queratina por meio das unhas, cabelos e pêlos do corpo, se detecta entre o mínimo de 90 dias e até 180 dias, em uma janela de detecção de maior escala.

Pela queratina, a análise é possível porque após o consumo da droga, esta vai para a corrente sanguínea, para a oleosidade da pele e através da transpiração que acabam por levar a toxicidade que foi consumida, depositando-as na queratina encontrada nos pelos do corpo, cabelos e unhas.

Já no exame de sangue, a janela de tempo para conseguir detectar o consumo de drogas, é de no máximo 48 horas, a depender do tipo de drogas usado, isto é, com uma escala de tempo menor, mas nem por isso menos preciso.

Agora que você já sabe como o exame de urina detecta drogas, entre outros tipos de análise, em uma pessoa que tenha consumido drogas recentemente, procure a ajuda de um profissional de saúde e solicite o seu.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.