(11)4249-1373 (11) 93418-1314

Vício e dependência química: como procurar a melhor ajuda

20/09/2022

Vício e dependência química: como procurar a melhor ajuda

Para um dependente químico nem sempre é fácil pedir ajuda, mas é importante que o faça logo, e por isso este artigo vai tratar deste assunto: como procurar a melhor ajuda para vício e dependência química.

O vício e a dependência química motivos e possibilidades

Se pararmos para analisar quais os motivos que levam uma pessoa a se tornar usuário de drogas ou se envolver em algum tipo de vício, veremos que podem ser vários ou necessariamente nenhum.

É possível que às vezes o vício e a dependência química chegue sem aviso, porque muitas vezes um usuário acha que tem controle sobre as drogas, e então, o que era uma forma de relaxamento ou curiosidade, se torna um grande problema para todos os aspectos de sua saúde.

No entanto, há pessoas que se envolvem com o vício, seja ele qual for, por motivos conflitantes, como uma família desestabilizada, violência familiar, bullying, devido a problemas financeiros ou de saúde, enfim, são vários os motivos ruins que podem surgir e, em um momento de fraqueza, te apresentar a droga e ela se tornar uma fuga.

Porém, é possível para de usar drogas, mas também é preciso muita força de vontade e disciplina, porque apesar de ser fácil entrar para esse mundo de dependência química, não é tão fácil sair dela.

Todavia, existem tratamentos que aumentam muito as possibilidades de te tornar limpo e as chances de se manter neste estado são bem animadoras, te dando também, muitas boas possibilidades para que o usuário volte a ter objetivos e sonhos na vida.

E agora você deve estar se perguntando: como procurar a melhor ajuda para vício e dependência química?

Logo abaixo te apresentaremos as melhores opções, continue lendo.

Como procurar a melhor ajuda para vício e dependência química?

O primeiro passo a ser dado para conseguir essa ajuda é reconhecer que você se tornou um dependente químico e que esse é um grande problema que precisa ser resolvido.

Esse reconhecimento é um grande passo, mesmo que outras pessoas não considerem isso, pois exige que você tome consciência para o abismo maior que está caminhando e que ainda é tempo de voltar atrás.

Negar a existência do vício, prejudica a pessoa dependente de avançar para um processo de recuperação, pois não é possível conseguir sozinho, é sim preciso de ajuda.

O segundo passo é procurar por ajuda especializada, isto é, profissionais da área da saúde que podem te ajudar a dar os primeiros passos para vencer a compulsão pelas drogas ou álcool ou seja lá qual for seu vício.

É com essa ajuda, que se vira a chave para a reabilitação de uma pessoa com dependência química, pois terá acesso a todo o suporte necessário para esse momento.

O terceiro passo não é fácil, mas é tão necessário quanto os outros dois, pois como dissemos, é preciso ter ajuda e a família é parte desse processo dando todo o apoio que o dependente precisa.

Imaginamos o quanto é difícil para a família conviver com esse problema, e quanto mais houver informações, mais fácil se torna o processo de ser parte desse suporte para a recuperação do seu parente, amigo ou afins.

O quarto passo é evitar continuar envolvido com as pessoas e lugares que podem fazer com que você tenha recaídas de sua decisão e volte a fazer uso das drogas.

Uma ajuda essencial é praticar atividades físicas, que em conjunto com uma manutenção da abstinência, pode ser um dos principais aliados no seu processo de recuperação e manutenção.

A atividade física pode proporcionar prazeres saudáveis, que alimentam não só o corpo de boas energias, mas faz muito bem ao cérebro e à alma, além de melhorar a auto estima.

Uma alimentação saudável é o quinto passo para conseguir equilibrar-se e é muito importante neste momento, junto com o acompanhamento médico e atividades físicas, nutrindo o corpo com as vitaminas e minerais que são essenciais ao nosso organismo.

Pode ser que lendo você considere que sejam dicas fáceis de como procurar a melhor ajuda para vício e dependência, mas nem sempre o que tem aparência de fácil é simples, porém com a ajuda certa, disciplina, apoio e força de vontade, é possível chegar lá!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.