(11)4249-1373 (11) 93418-1314

O dependente químico e papel da família no tratamento

20/09/2022

O dependente químico e papel da família no tratamento

O papel da família no tratamento do dependente químico é muito importante, visto que independente quem seja, qual seja sua classe social, cor de pele, gênero e etc, a família continua sendo a base de sustentação para a superação de momentos difíceis que seus membros vivenciam.

A dependência afeta a vida do dependente e toda a rotina em que ele está inserido, prejudicando a sua vida em todas as áreas possíveis, seja ela sua vida pessoal ou profissional.

Desta forma, a família, como consequência, também é afetada mediante todos os problemas que surgem em decorrência do vício de seu familiar e normalmente são a família que dão o primeiro passo em busca do incentivo para que este se recupere.

A negação do paciente e a sua recusa por um tratamento, deve, ao invés de afastar a família, uni-la para uma internação involuntária, caso seja necessária, por exemplo, visando o bem estar do dependente e qualidade de vida familiar e social para todos.

E é isto que desejamos apresentar a vocês neste artigo. Continue com a gente e suas dúvidas serão esclarecidas por aqui.

Dependência química: como saber se meu familiar encontra-se dependente?

Sabe-se que a dependência química encontra-se relacionado como uma doença que reúne sintomas fisiológicos, cognitivos e comportamentais característicos de transtorno incurável, progressivo e se não tratado, podendo ser fatal para o dependente.

E justamente para melhorar sua qualidade de vida, em todas as suas áreas e, restaurar a dignidade humana que o usuário deve buscar ajuda profissional especializada.

Portanto, é bom que a família observe se seu familiar apresenta algum dos sintomas abaixo relacionados:

  • Compulsão pelo uso da substância tóxica;
  • Doses cada vez maiores;
  • Insônia;
  • Tremores;
  • irritabilidade;
  • Perda ou prejuízo das suas habilidades laborais, acadêmicas e sociais;
  • Entre outras.

A família no processo de recuperação do dependente químico

O papel da família no tratamento do dependente químico, é essencial no processo, além de ser um dos principais suportes, desde antes do início do tratamento.

Este não é um processo fácil, portanto é importante que a família saiba exatamente o que acontece nesse processo e quais as exigências para buscar o caminho mais eficaz para a recuperação de seu familiar.

Sempre trazendo uma palavra de apoio, conforto e incentivo ao invés de palavras que demandem peso de culpa, sendo um suporte neste momento.

Se for preciso uma internação para o dependente, o papel de destaque está na família , que impede através dessa atitude, que o problema se torne uma bola de neve que não tem mais volta.

Quanto mais consciente essa família é, mais forte se torna, e melhor o tratamento, acompanhamento e manutenção da recuperação do dependente.

E justamente por ter um papel tão importante, a família necessita de cuidados tanto quanto o paciente devido à sua dependência.

Afinal, vivenciar todas as situações que antecedem ao tratamento, o medo, a desesperança e até mesmo a culpa por não saber, muitas vezes o que fazer, pode levá-los a um sofrimento profundo.

A equipe que trata do paciente, deve demandar suporte psicológico também à família, para que junto com o dependente, sejam tratadas as causas do seu sofrimento interior, buscando assim equilíbrio em si mesmos, nas relações familiares e tornar mais adequada a recuperação do paciente.

E para isso, é preciso que haja um quadro de profissionais que sejam especializados, juntamente com as equipes multidisciplinares, e grupos que apoiam e orientam a família, fazendo a diferença neste processo.

Sentir-se acolhidos, coopera com a preparação da convivência adequada, que a doença tenha minado aos poucos, enquanto engolia a todos ao seu redor.

Se não for dessa forma, uma desordem que se estabeleça pode piorar o quadro anterior, colocando em risco todo o tratamento do dependente ou mesmo sua posterior manutenção, que visa a qualidade de vida em sociedade.

Sendo assim, a família não só pode como deve ser parte do processo de recuperação do dependente, dentro da sua função acolhedora e de suporte que busca manter o equilíbrio de todos ao redor e do próprio dependente.

Agora que você já entendeu qual o papel da família no tratamento do dependente químico, procure ajuda, não deixe que seu familiar corra mais riscos, colocando a vida dele, da família e até mesmo da sociedade em risco.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.