(11)4249-1373 (11) 93418-1314

Porque álcool da dor de cabeça

20/09/2022

Porque álcool da dor de cabeça

Você sabe o porquê álcool dá dor de cabeça? Os motivos são as reações do nosso organismo, que podem responder de forma instantânea ou a longo prazo.

Sendo assim, as bebidas que são alcoólicas, apresentam em sua composição, substâncias que podem causar danos ao nosso organismo, provocando alterações em seu funcionamento, o que torna um ambiente bem propício ao surgimento de dores de cabeça.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre esse assunto, então fique conosco e entenda melhor esse caso.

Mas antes um lembrete: o uso em excesso de álcool pode causar dependência e afetar os mais variados órgãos, trazendo alterações até definitivas das funções orgânicas, causando, inclusive, a morte.

Quais os efeitos do álcool no organismos durante o seu consumo?

Muitas vezes as pessoas consomem álcool para sentir-se melhor, alegre e relaxar, mas enquanto isso, o organismo responde da sua própria forma que pode não estar sendo tão prazeroso assim para ele.

Quando o álcool é absorvido pelo estômago, faz um caminho que passa por outros órgãos através da corrente sanguínea, afetando inclusive o cérebro e o sistema nervoso central, e com isso os reflexos da pessoa são diminuídos, causando variações no humor.

Os comportamentos responsáveis pelos efeitos da ação do álcool podem ser bem variados, e cada organismo pode responder de forma particular.

Vejamos alguns dos sintomas a curto prazo que a bebida alcoólica pode causar:

  • Diarréia;
  • Gases;
  • Azia;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Coma alcóolico;
  • Dores de cabeça;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Diurese;
  • Desidratação.

Essas reações são causadas, devido à inibição da produção hormonal do nosso corpo que regula a urina, conhecida como ADH ou hormônio antidiurético, que age nos rins, promovendo a reabsorção da água, evitando assim que o organismo perca uma quantidade grande de líquido.

E por causa disso, o consumo em excesso de álcool, pode causar desidratação, sede excessiva e ressaca posteriormente, dando à pele uma aparência de ressecamento.

Em longo prazo, as consequências são:

  • Pressão alta;
  • Doenças cardíacas;
  • Gastrite;
  • Hepatite alcoólica;

Ressaca: o que é, quais são e como evitar?

Ela surge após um período de consumo exagerado de bebida alcoólica, como uma resposta estressada do organismo e porque o álcool dá dor de cabeça, além de provocar mau estar.

As bebidas alcoólicas, provocam desidratação, alterando o funcionamento do corpo do seu usuário, obrigando os órgãos a trabalhar além da sua capacidade para eliminar o álcool presente no organismo.

A essas reações damos o nome de ressaca, que provoca dor de cabeça, enjoos, dores no estômago, vômitos, diarréia, entre outros sintomas, que são comuns a ela.

Sendo assim, o melhor tratamento é cooperar para que o corpo se recupere, eliminando o álcool, através da hidratação e descanso.

Esses sintomas normalmente são sentidos no dia seguinte ao da bebedeira, e junto com eles a boca fica seca, parece que não retemos o líquido e sentimos uma sede intensa.

Com tudo isso, normalmente temos a nossa produtividade bem reduzida, portanto, evite fazer uso de bebidas alcoólicas em caso de ter algo importante no dia seguinte, afinal os danos podem ir para além do corpo e trazer prejuízos irremediáveis.

Para evitar a ressaca, vá com calma na bebida, dê espaços entre uma bebida e outra, beba água na mesma proporção e não fique de barriga vazia, evite também beber exageradamente.

Dicas para evitar a dor de cabeça causada pelo álcool

Beba bastante água - Você sabia que a bebida alcoólica não diminui a sede, e sim aumenta? Isso acontece porque o etanol da bebida que está presente no sangue, diminui a quantidade de água provocando aquelas idas persistentes ao banheiro para aliviar a bexiga.

Sendo assim você está na verdade desidratando, então beba bastante água par reverter esse processo.

Descanse bem - Com tanto álcool no organismo, o melhor é descansar o corpo que está intoxicado e desidratado, e nada de praticar exercícios, que só piorará a situação.

Desintoxique-se - Faça boas apostas em líquidos que vão fazer com que o álcool seja eliminado do seu organismo e a boa dica é: água de coco, chá de hibisco e chá verde, um pouco de chá de boldo também é uma boa pedida, assim com o chá de carqueja.

Boa alimentação - diminua os efeitos da ressaca mantendo o organismo bem nutrido, com alimentos saudáveis e leves para se recuperar bem.

Agora a melhor de todas as dicas para evitar a dor de cabeça que uma ressaca causa: evite o consumo exagerado do álcool, aprenda a se divertir sem maltratar seu corpo, ele você vai levar a sua vida toda, então trate-o com carinho.

Agora você já sabe porque álcool dá dor de cabeça, então cuide-se!

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.